Assembleia Geral da ONU elege futuro presidente

O diplomata Csaba Kőrösi, da Hungria, será o presidente da 77ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas que iniciará no dia 13 de setembro de 2022.

Esta terça-feira, dia 7 de junho, o atual presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Abdulla Shahid, das Maldivas, anunciou o seu sucessor, que de acordo com as regras da organização teria de ser um cidadão do leste da Europa. Csaba Kőrösi, da Hungria, que atualmente exerce a função de Diretor da Sustentabilidade Ambiental do Gabinete do Presidente da República da Hungria foi eleito por unanimidade.

“Estou certo de que, com a sua vasta experiência tanto aqui na ONU como em todo o mundo, a Assembleia Geral estará em boas mãos na próxima sessão” defendou Abdulla Shahid.

@UNPGA. O diplomata húngaro discursa na Assembleia Geral das Nações Unidas nesta terça-feira perante 193 Estados-membros, o atual Presidente da AG, Abdulla Shahid e o secretário-geral, António Guterres.
Não será possível voltar ao “antigo normal”

Enfatizando a instabilidade criada pelos conflitos armados, como a guerra na Ucrânia, e também pelos “desafios” da insegurança alimentar e energética, emergência climática, perda de biodiversidade e as necessidades urgentes humanitárias, o diplomata argumenta que “não há como voltar ao antigo normal” e defende que devemos procurar “soluções integradas tanto para o sistema ONU como para os desafios atuais.

Reconhecendo o papel das Nações Unidas na comunidade internacional, o próximo presidente da AG declarou que são necessárias “reformas e transformações contínuas desta Organização e o reforço da cooperação. Devemos fazer muito melhor no cumprimento dos nossos objetivos, compromissos e promessas acordados em conjunto.”

Vivemos em tempos que abalam os alicerces sobre os quais esta Organização foi construída. Com múltiplas crises à porta, nada menos que a credibilidade da ONU está em jogo“, disse o Sr. Kőrösi aos seus colegas embaixadores.

Refletindo sobre a criação da ONU, recordou que há 77 anos, os Estados-membros mostraram que uma paz duradoura pode ser construída sobre as cinzas da guerra.

Precisamos hoje da mesma determinação para enfrentar os desafios que ameaçam a paz e a segurança internacionais, bem como o nosso futuro sustentável neste planeta“, disse ele.

@UN Archive/ Yould. A Carta das Nações Unidas assinada no dia 26 de junho de 1945.
“Solidariedade, Sustentabilidade e Ciência”

O futuro presidente da Assembleia Geral revelou que o lema do seu mandato será “Soluções através da Solidariedade, Sustentabilidade e Ciência”. O húngaro comunicou que tenciona manter-se firme nos princípios básicos da Carta das Nações Unidas, realizar progressos significativos e mesuráveis na “transformação sustentável”, reforçar o papel da ciência na tomada de decisões e promover uma maior solidariedade.

@UN Photo/ Manuel Elías.

O futuro presidnete da AG foi copresidente do processo intergovernamental que deu início à Agenda 2030 e definiu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e, durante o tempo da sua candidatura, consultou uma série de Estados-membros para criar esta sua visão para a Assembleia Geral que procurará encarar os “riscos geopolíticos que resultam no desenvolvimento mundial insustentável.”

O secretário-geral das Nações Unidas saudou o foco desta nova presidência nas ‘Soluções através da Solidariedade, Sustentabilidade e Ciência’ e disse que espera trabalhar com o diplomata Csaba Kőrösi “na procura de soluções sustentáveis e na defesa dos nossos objetivos e valores comuns.

Direito Internacional e Justiça

Entre as maiores conquistas das Nações Unidas está o desenvolvimento de um corpo de leis internacionais, convenções e tratados que promovem o desenvolvimento económico...