Em destaque Mensagem para o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

Mensagem para o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

O SECRETÁRIO-GERAL 

11 de fevereiro de 2026

No Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, reafirmamos uma verdade fundamental: a igualdade nas ciências é essencial para o progresso da humanidade.

Apesar dos avanços no acesso à educação, as mulheres a estas áreas continuam a ser prejudicadas por falta de financiamento para investigação, estereótipos de género e práticas discriminatórias nos locais de trabalho. A nível global, apenas uma em cada três pessoas investigadoras é do sexo feminino.

Esta lacuna é particularmente evidente no domínio da tecnologia, com as mulheres a representarem apenas 26% da força de trabalho em dados e inteligência artificial, e apenas 12% em computação em nuvem. A ausência de vozes femininas, especialmente em cargos de liderança, incorpora preconceitos nas ferramentas digitais e provoca impactos negativos no mundo real.

A exclusão das mulheres da ciência enfraquece a nossa capacidade coletiva de enfrentar desafios globais urgentes, desde as alterações climáticas à saúde pública e à segurança espacial. Para resolver estes problemas, devemos garantir que cada menina possa imaginar um futuro nas STEM e que cada mulher possa prosperar na sua carreira científica.

É por isso que as Nações Unidas apoiam mulheres e meninas nas STEM, incluindo através de bolsas de estudo, estágios e programas de mentoria em diversas disciplinas.

Desde o avanço das energias renováveis até à prevenção da próxima pandemia, o nosso futuro depende de desbloquear todo o talento humano possível. Hoje e todos os dias, asseguremo-nos de que as mulheres e meninas possam concretizar as suas ambições científicas, pelos seus direitos e pelo bem de todos.