O SECRETÁRIO-GERAL
—
11 de julho de 2025
Hoje assinala-se o 30.º aniversário do genocídio de Srebrenica – a pior atrocidade cometida em solo europeu desde a Segunda Guerra Mundial.
Em julho de 1995, mais de 8.000 homens e rapazes muçulmanos bósnios foram assassinados de forma sistemática. Milhares de mulheres, crianças e pessoas idosas foram forçadas a fugir, ficando com as suas vidas irremediavelmente marcadas. A intenção era eliminar a população muçulmana bósnia em Srebrenica.
Recordamos as vítimas e prestamos homenagem à coragem dos sobreviventes – incluindo as Mães de Srebrenica, cuja incansável luta por justiça permitiu que o genocídio fosse reconhecido tanto na lei como na História.
Este dia não é apenas um momento de reflexão. É um apelo à vigilância e à ação.
Num momento em que o discurso de ódio, a negação e a divisão ganham palco, devemos manter-nos firmes em defesa da verdade e da justiça. Devemos identificar precocemente os sinais de alerta e agir antes que a violência se instale. Devemos respeitar o direito internacional, defender os direitos humanos, preservar a dignidade de cada indivíduo e investir na reconciliação e na paz.
Que a memória de Srebrenica fortaleça a nossa determinação, para que o “nunca mais” signifique, de facto, nunca mais.
***