Mensagem para o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

O SECRETÁRIO-GERAL

27 de janeiro de 2026

Hoje honramos a memória das vítimas do Holocausto com uma reflexão solene e determinação inabalável.

Lembramos os seis milhões de judeus assassinados pelos nazis e seus colaboradores – bem como os Roma e Sinti, as pessoas com deficiência e inúmeros outros que pereceram.

Cada vítima tinha um nome.

Cada vítima tinha esperanças e sonhos.

E cada uma dessas vítimas viu os seus direitos sistematicamente negados e destruídos.

Ao recordarmos estas verdades incontestáveis, recordamos a sua humanidade.

Lamentamos tudo o que foi perdido e tudo o que poderia ter sido.

O Holocausto não foi inevitável.

Os seus arquitetos deixaram claras as suas intenções. O seu ódio e violência desenrolaram-se à vista de todos.

Os factos são inegáveis. No entanto, hoje vemos forças de distorção e de negação a avançar.

O antissemitismo, a intolerância, o racismo e a discriminação estão a ser alimentados por uma retórica desumanizante e facilitados pela indiferença.

Devemos tomar posição – para honrar as vítimas do passado e prevenir novas atrocidades.

Devemos repudiar o ódio e a injustiça onde quer que surjam.

Devemos defender o direito de cada pessoa a viver livre do medo, com dignidade e em paz.

Este é o fundamento das Nações Unidas.

Neste dia – e todos os dias – honremos a memória das vítimas do Holocausto reafirmando a nossa humanidade comum, defendendo a dignidade humana e protegendo os valores que nos unem a todos.