Em destaque Mensagem sobre o Dia Internacional da Mãe Terra

Mensagem sobre o Dia Internacional da Mãe Terra

O SECRETÁRIO-GERAL 

22 de abril de 2025 

 

A Mãe Terra está com febre. 

O ano passado foi o mais quente desde que há registo. 

O ponto culminante de uma década marcada por temperaturas recorde. 

Sabemos o que está a causar esta doença: as emissões de gases com efeito de estufa que a humanidade continua a lançar para a atmosfera – maioritariamente resultantes da queima de combustíveis fósseis. 

Sabemos quais são os sintomas: incêndios florestais devastadores, cheias, calor extremo. Vidas perdidas, meios de subsistência destruídos. 

E sabemos qual é a cura: reduzir rapidamente as emissões de gases com efeito de estufa e acelerar a adaptação às alterações climáticas para proteger as pessoas – e a natureza – de desastres climáticos. 

Entrar no caminho da recuperação é uma vitória para todos. 

As energias renováveis são mais baratas, mais saudáveis e mais seguras do que os combustíveis fósseis. 

E investir na adaptação é essencial para construir economias resilientes e comunidades mais seguras, agora e no futuro. 

Este ano é decisivo. 

Todos os países devem apresentar novos planos nacionais de ação climática alinhados com o objetivo de limitar o aumento da temperatura global a 1,5 ºC – fundamental para evitar o pior da catástrofe climática. 

É uma oportunidade vital para aproveitar os benefícios da energia limpa. Apelo a todos os países para que a aproveitem, com o G20 a liderar o caminho. 

Precisamos também de agir contra a poluição, travar a perda de biodiversidade e garantir o financiamento necessário para proteger o nosso planeta. 

Juntos, vamos arregaçar as mangas e fazer de 2025 o ano em que restauramos a saúde da Mãe Terra.