Saiba tudo sobre a 78ª sessão da Assembleia Geral da ONU

Todos os anos, em setembro, líderes e delegados de todo o mundo reúnem-se na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, para discutir os assuntos mais urgentes da atualidade. Este ano, a 78ª sessão da Assembleia Geral da ONU começa a 5 de setembro e o segmento de Alto-Nível – conhecido formalmente como “Debate Geral” – arranca a 9 de setembro. Respondemos a sete questões essenciais sobre este evento fundamental da agenda das Nações Unidas.

1. Assembleia Geral, UNGA, Debate Geral… Quais as diferenças?

A Assembleia Geral, também conhecida como UNGA (acrónimo em inglês), é o principal fórum de todos os 193 estados-membros para discutir os assuntos internacionais, tal como é definido pela Carta das Nações Unidas. A Assembleia reúne-se em sessões regulares de setembro até dezembro de cada ano. Estas reuniões recomeçam em janeiro até todos os assuntos que estão em agenda serem devidamente tratados, o que acontece frequentemente até ao início da sessão seguinte que começa em setembro.

Em 2023 e 2024, a Assembleia Geral reúne-se pela 78ª vez (UNGA 78) e esta sessão começa oficialmente na terça-feira, dia 5 de setembro de 2023.

Como parte da sessão anual da Assembleia, ao longo de todo o mês de setembro é realizado um Debate Geral, que normalmente conta com a presença de chefes de Estado e de Governo. O Debate Geral deste ano decorre de terça-feira, 19 de setembro de 2023, até terça-feira, 26 de setembro de 2023.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, discursa durante a 77ª sessão Assembleia Geral da ONU. Foto ONU/ Cia Park
  1. O que acontece durante o Debate Geral?

O Debate Geral não é realmente um debate. Os Estados-membros discursam à vez e têm o direito de resposta quando necessário, aproveitando a oportunidade para abordar tópicos prioritários para a sua agenda nacional e internacional.

Nesta 78ª sessão, o tema do debate é: “Reconstruir a confiança e reacender a solidariedade global: Acelerar a ação para a Agenda 2030 e os seus Objectivos de Desenvolvimento Sustentável rumo à paz, prosperidade, progresso e sustentabilidade para todos”.

1. Qual é o Estado-membro que fala primeiro lugar durante o Debate Geral?

Desde os primeiros anos da Assembleia Geral, o primeiro país a falar era o Brasil porque, de acordo com o Protocolo da ONU e os Serviços de Ligação, ninguém parecia querer ser o primeiro a falar, e o Brasil foi o primeiro em diversas ocasiões, o que depois se tornou uma tradição.

Os Estados Unidos discursam sempre em segundo lugar como país anfitrião. A ordem dos oradores segue então um algoritmo complexo que reflete o nível de representação, o equilíbrio geográfico, a ordem em que o pedido de palavra foi registado e outras considerações.

António Costa, Primeiro-Ministro da República Portuguesa, discursa no debate geral da septuagésima sétima sessão da Assembleia Geral. Foto ONU/ Loey Felipe
  1. Quem mais pode falar no Debate Geral?

A Santa Sé, o Estado da Palestina e a União Europeia são convidados a participar no Debate Geral e os seus horários para o uso da palavra são determinados pelo nível de representação.

1. Quanto tempo duram os discursos?

Pede-se aos oradores que limitem as suas declarações a menos de 15 minutos, mas os líderes mundiais muitas vezes vão muito além disso. O discurso mais longo proferido durante a Assembleia Geral, até à data, foi o de Fidel Castro, de Cuba, que falou durante quatro horas e meia em 1960 (embora isso não tenha acontecido durante o Debate Geral).

1. Como posso ver o discurso do meu país?

Todas as reuniões da Assembleia Geral podem ser acompanhadas EM DIRETO e em diferido na WebTV da ONU.

As declarações proferidas na sala da Assembleia Geral estão disponíveis no site do Debate Geral.

A programação diária e a lista provisória de palestrantes podem ser consultadas aqui.

1. Que outros eventos terão lugar em setembro?

Além do Debate Geral, as semanas da Assembleia Geral incluem uma longa lista de reuniões e de eventos paralelos. A 78.ª Sessão inclui uma Cimeira sobre os ODS (18-19 de Setembro) que analisará a implementação da Agenda 2030 e dos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

A 20 de Setembro, realizar-se-á um diálogo de alto nível sobre o Financiamento do Desenvolvimento, uma Cimeira sobre a Ambição Climática e uma reunião de alto nível sobre Prevenção, Preparação e Resposta a Pandemias.

No dia 21 de setembro, realizar-se-á uma reunião preparatória para a Cimeira do Futuro, bem como uma reunião de alto nível sobre a Cobertura Universal de Saúde.

No dia 22 de setembro realiza-se uma reunião de alto nível sobre a Luta contra a Tuberculose.

Descubra mais:

Todos os dias, pode assistir a transmissões em direto da maioria dos eventos de alto nível em webtv.un.org.

Saiba mais sobre a Assembleia Geral e a Semana de Alto Nível da Assembleia Geral 2023

Direito Internacional e Justiça

Entre as maiores conquistas das Nações Unidas está o desenvolvimento de um corpo de leis internacionais, convenções e tratados que promovem o desenvolvimento económico...